Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Muito se fala e pouco se conhece, de fato, a respeito dessa corrente maravilhosa chamada por Cosme e Damião. EU, particularmente, os AMO de paixão

Assim, compilei aqui o que tenho de mais interessantes desses materiais:
Cosme e Damião são os santos gêmeos, mortos em cerca de 300 d. C. Martirizados na Síria, porém de morte ainda desconhecida. Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada por documentos históricos. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V.

Perseguidos por Diocleciano, trucidados e seus corpos foram transportados por seus muitos fiéis até Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Gosto dos estudos que atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Inclusive, em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. E, segundo esses relatos, por práticas milagrosas não reconhecidas como “santas”, foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos.
Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Depois de mortos, Cosme e Damião apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões. Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de “santos pobres”.

Pensando no Mediterrâneo e nos Cultos Helênicos
Há quem diga, inclusive que, na mitologia grega, há muito já se cultuava Cosme e Damião; havendo registros, desde o século V, quando seus cultos já estava estabilizados no Mediterrâneo. Como relatam a existência, em suas práticas devotivas, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.
Já outros concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora muitos estudos antropológicos façam supor que haja uma adaptação do costume pagão e que, ao longo das histórias de absorção cultural entre culturas dominantes, incluía-se, predominantemente, a assimilação de cultos e deidades em geral.

Pensando no Brasil e nos Cultos Afro-brasileiros
No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
Na Umbanda, são associados aos “ibejis”, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.

Este personagem material e espiritual surgiu nos cultos Afros quando uma macamba (denominação de mulher, na seita Cabula) dava a luz a dois gêmeos e, caso houvesse no segundo parto o nascimento de outro menino, era este considerado “Doum”, que veio ao mundo para fazer companhia a seus irmãos gêmeos. Caso viesse à luz duas meninas gêmeas, recebiam o nome de “Liana” e “Damiana” e, se nascesse outra menina a seguir, a esta criança davam e dão o nome de “Damiana”.
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas, bexigas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.

As oferendas realizadas pelos umbandistas se estendem de hoje até o dia 12 de outubro (Dia das Crianças) e consistem em depositar, em um jardim ou parque, doces, refrigerante de guaraná, velas azuis (para homenagear meninos) e rosas, para meninas.

Cosme e Damiao e Doum


 
Cosme e Damiao e Doum
 
Hoje é dia de Cosme e Damiao!

HISTÓRIA - Para a Igreja Católica, Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos e médicos, especializados no tratamento de crianças. De acordo com o padre Ernesto, da Cúria Diocesana, o dia em que se homenageia os santos, para a liturgia católica, é dia 27. "Cosme e Damião são mártires da Igreja, de acordo com referências literárias antigas. Eles teriam nascido em Cirro, na Síria, local em que foi construída uma basílica em homenagem aos dois", explicou.
Na umbanda Cosme e Damião foram crianças que desenvolveram a vocação para medicina muito cedo, colocando em prática o que sabiam. Eles teriam morrido com cerca de 40 anos e a oferenda de balas serviria para que os doadores protegessem os espíritos de seus filhos, preservando-os contra doenças. Segundo Aroldo, da "Cabana do Pai Tomás" ,na umbanda, a religião também homenageia Doum, igualmente médico e pediatra, espírito Ogum (que teria desfrutado de vida terrena).
- As oferendas realizadas pelo umbandismo, que se estendem até o dia 12 de outubro - Dia das Crianças - consistem em depositar, em um jardim ou parque, doces, refrigerante de guaraná, velas azuis (para homenagear meninos) e rosas, para meninas.

Segue a baixo um canto ou ponto:

Lá no céu tem três estrelas
Todas três em carreirinha
Uma é Cosme e Damião
A outra é mariazinha.
_________________________________
Mariazinha da beira da praia,
Como é que sacode a saia?
É assim, é assim, é assim
É assim que sacode a saia


Lá em cima do telhado
caiu um balão
Eu vou chamar Doum,
São Cosme e Damião

INSPIRAÇAO DIÁRIA

Um grupo de estudantes estudava as sete maravilhas do mundo. No final da aula, lhes foi pedido que fizessem uma lista do que consideravam as sete maravilhas. Embora houvesse algum desacordo, prevaleceram os votos:
1) O Taj Mahal
2) A Muralha da China
3) O Canal do Panamá
4) As Pirâmides do Egito
5) O Grand Canyon
6) O Empire State Building
7) A Basílica de São Pedro

Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta. A menina ainda não tinha virado sua folha. O professor, então, perguntou à ela se tinha problemas com sua lista.
Meio encabulada, a menina respondeu: — Sim, um pouco. Eu não consigo fazer a lista, porque são muitas as maravilhas.
O professor disse: — Bem, diga-nos o que você já tem e talvez nós possamos ajudá-la.
A menina hesitou um pouco, então leu: — Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam:
1 — VER
2 — OUVIR
3 — TOCAR
4 — PROVAR
5 — SENTIR
6 — PENSAR
7 — COMPREENDER
Axééé pessoal, nossa quanto tempo… Foi uma semana tão corrida, um final de semana tão intenso… Ufa, foi tudo muito bom.
E é nessa correria toda que quero compartilhar rapidamente minha reflexão sobre o Tempo, afinal, o tempo urge!
Não é de hoje que percebo que um dos grandes problemas dos seres humanos é se relacionar com o Tempo – tem gente que vive em intensa ansiedade por não ter as coisas acontecendo no tempo que ela quer; tem gente que vive em vasta angústia por perceber que o tempo não passa, consequentemente, as coisas não mudam do jeito que ela quer; tem gente ainda que vive em perfeita agonia porque o tempo passa muito rápido e ela não faz tudo que quer.
Pois é, na maioria das vezes o Tempo é o grande culpado de nossas dificuldades, de nossas faltas e de nossas não realizações. A saudade, a ansiedade, o stress, o esquecimento, o abandono, o mal feito, o erro, a dúvida, a falta, o exagero, o mal, o fim, a saída, a permanência, a escolha, a ação, assim como a falta de atitude são sempre justificados, são sempre de responsabilidade do TEMPO.
Aqui com meus botões, fico pensando como o tempo pode ser a justificativa para tantas atitudes se ele é tão claro, óbvio e verdadeiro desde sempre. Todos nós sabemos quantos dias têm no respectivo mês, todos nós sabemos quantos dias tem em uma semana, quantas horas tem um dia, quantos minutos tem em uma hora e assim por diante, portanto o Tempo é claro e cumpre com suas obrigações com perfeição, portanto o problema não é o Tempo e sim, NÓS.
Somos nós que nos atrapalhamos e tentamos mudar o ciclo do Tempo, somos nós que desejamos impor “nosso querer” para o Tempo como se fossemos os criadores do cosmos – percebam, se nos sentimos bem e confortáveis em determinado momento, reclamamos que o tempo passa rápido demais; se nos sentimos maus e desconfortáveis, reclamamos que o tempo não passa, logo, estamos sempre querendo mandar, mudar e dominar o Tempo.
Entendendo a clareza e a verdade do Tempo e nosso desejo incessante de dominar tudo, todos e o próprio tempo de tudo, acredito que precisamos rapidamente saber lidar com as prioridades, com as verdadeiras necessidades, com a nossa capacidade de fazer “o melhor”, com as oportunidades de crescimento e aprendizado que o tempo proporciona e principalmente com a humildade.
É, sem humildade para reconhecer, sem humildade para tentar fazer diferente, sem humildade para deixar o tempo passar da forma que deve e sem humildade para respeitar o tempo no seu devido Tempo, de nada adiantará essa nossa reflexão e essa oportunidade de aprendizado que nós, espíritos encarnados, recebemos nesse momento, nesse tempo e nessa realidade.
Transcrevo o texto “Tempos Velozes” do livro “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética” de Mario Sergio Cortella (filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação), que tem um olhar muito direto e realista sobre as questões do Tempo na atualidade, em nossa vida material e em nossa necessidade de mudar para acompanhar as mudanças do Tempo. Espero que gostem…

TEMPOS VELOZES

Mario Sergio Cortella
Quando o jogo e a estratégia mudam rapidamente, não basta se contentar com o possível. É preciso fazer o seu melhor.
O mundo está mudando. Mas a novidade não é a mudança do mundo, porque o mundo sempre mudou. A novidade é a velocidade da mudança. Nunca em toda a história humana se mudou com tanta velocidade. Aliás, a velocidade é tamanha que mudou a nossa noção de tempo. Cada dia você levanta mais cedo e vai deitar-se mais tarde. Sempre com a sensação de que deveria estar mais tempo acordado. Parece que é preciso estar o tempo todo em estado de vigília.
Velocidade, mudança, alteração – tudo é fast.fast-food, drive-thru, lava-rápido. Você lavaria seu carro em um lava-lerdo? Por que não? Onde está aquele ditado que diz que “a pressa é inimiga da perfeição”? E aquele que diz “devagar se vai ao longe”?
A velocidade é tanta que mudou a ideia de geração. Há vinte anos, choque de gerações era entre pais e filhos. Aliás, considerava-se geração um tempo de 25 anos, porque supostamente por volta dessa idade a pessoa teria um descendente e aí viria uma outra geração. Hoje, choque de geração é imediato. Um jovem de 28 anos é considerado ultrapassado pela moça de 26 anos e ambos são vistos como ultrapassados pelo rapaz de 22. Eles não cortam o cabelo do mesmo jeito, não apreciam o mesmo gênero musical e não usam o mesmo tipo de roupa.
Quando criança, eu usava o termo “antigamente” para me referir a gregos e romanos. Já esses jovens falam “antigamente” em relação a fatos que não ultrapassam duas décadas, e nos inquirem:
- É verdade que antigamente não tinha controle remoto?
- É verdade.
-Então, antigamente era preciso levantar para mudar de canal?
-Sim.
Até a maneira de disputar uma partida de futebol mudou. Nos anos 1970, um jogador de futebol corria, por partida, seis quilômetros em média. Hoje, estatística refeita, um jogador percorre, em média, o equivalente a 13 quilômetros por jogo. Não mudou o tamanho do campo, nem a duração da partida e tampouco o número de jogadores. O que mudou? A velocidade do jogo, o ritmo e a estratégia.
Algo similar ocorre com o mundo das empresas. Mudou o jogo, mudou a estratégia. E tem gente que acha que dá para fazer do mesmo jeito que já fazia antes. Os cenários são turbulentos, as condições se alteram e as mudanças são muito velozes. A coisa mais perigosa num mundo que muda velozmente é achar que já se chegou aonde podia. Ou seja, sossegar. A pior coisa para construir futuro é achar que o passado já sustenta. Sabe qual é o maior pecado para quem quer criar futuro? Achar que já está pronto, achar que já sabe, achar que já ficou bom. Cuidado! O seu cliente, o seu consumidor tem que ficar satisfeito, mas você jamais pode ficar satisfeito.
Nós, brasileiros, temos um vício, que é muito perigoso, de nos contentar muitas vezes com o possível, em vez de procurarmos o melhor. Por exemplo, você chega ao mecânico: “O meu carro está com um problema, estou ouvindo barulho”. Ele fala: “Vou fazer o possível”. Voce fica desanimado, mas aceita.
Nessas horas, temos de aprender com os norte-americanos. Não devemos aprender tudo com eles, nem devemos rejeitar tudo o que vem deles. Mas quando se pede algo a um norte-americano, ele diz: I Will do my Best, ou “Vou fazer o meu melhor”. Não é uma diferença de idioma, é uma diferença de atitude. Há uma diferença estupenda entre possível e o melhor. Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, em vez de contentar-se com o possível. Fazer o possível é o obvio. Agora, fazer o melhor é exatamente aquilo que cria a diferença. Se o mecânico responde: “Vou fazer o meu melhor”, você já se anima, confia.
Imagine você, submetido a uma cirurgia de extirpação do apêndice, e deitado, olhando para o médico a caminho do centro cirúrgico:
- Doutor, vai dar certo minha cirurgia?
- Vou fazer o possível.
Nessa hora você quase falece. Agora pense em como se sentiria se a resposta fosse ligeiramente diferente:
- Doutor, vai dar certo?
- Vou fazer o meu melhor.
Já imaginou? E essa busca pelo melhor exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que nós já tínhamos.
Porque se as práticas que tínhamos e temos no dia a dia fossem suficientes, já estaríamos melhor.
Pois bem, se relacionarmos esse texto com nossa realidade religiosa, fica fácil compreender porque os trabalhos espirituais, os cuidados, as responsabilidades, as relações com saber mudaram e ainda mudam tanto em nossa Umbanda. “Antigamente” as coisas eram diferentes, os desejos eram diferentes, o homem se relacionava com o homem de forma diferente.
Não há como negar, a Umbanda é extremamente realizadora quanto às necessidades materiais de seus fiéis. Não é possível negar que Ela realmente ajuda a suprir as mais diversas necessidades de seus assistidos e médiuns, portanto, nesse mundo de velocidade e de intensas mudanças, a relação com a Umbanda que era mais serena, mudou e os terreiros agora estão super lotados com as mais diversas dores, com as mais estranhas necessidades, com os mais esdrúxulos desejos e com as mais delicadas realidades, e os médiuns, Pais e Mães Espirituais e as Entidades estão “tendo” que lidar com tudo isso diariamente.
Como diz Cortella em sua explanação, “não mudou o tamanho do campo, nem a duração da partida e tampouco o número de jogadores. O que mudou foi a velocidade do jogo, o ritmo e a estratégia”, portanto, não mudou a Umbanda, mudou a relação das pessoas com a Umbanda, consequentemente, o médium umbandista DEVE estudar mais, se dedicar mais, se cuidar mais e obviamente isso requer mais TEMPO, o que quer dizer que, o médium está tendo que reavaliar as prioridades e as verdadeiras necessidades para continuar cumprindo sua missão.
Não dá mais para fazer do mesmo jeito.
A coisa mais perigosa num mundo que muda velozmente é achar que já se chegou aonde podia.
Fazer o possível é o óbvio. Agora, fazer o melhor é exatamente aquilo que cria a diferença.”, afirma Cortella e eu asseguro quando a questão é evolução espiritual.
Com esse pensamento, garanto que não há motivo para reclamarmos do Tempo ou de não ter Tempo, afinal, como já disse um preto velho muito querido “a espiritualidade tem pressa”.
Portanto, a questão é avaliarmos as prioridades, é ter aceitação, é ser humilde e sentir verdadeiramente a vontade de fazer diferente, entendendo continuamente que ainda não fazemos o suficiente, que teremos sim que melhorar, estudar, se dedicar e se cuidar cada vez mais.
A questão é avaliarmos se somos capazes de fazer o Possível ou o Melhor.
Mesmo porque, a Umbanda necessita e merece o Melhor e o Nosso Melhor!!!

UM OLHAR DIFERENCIADO EM BUSCA DOS ´´DOIS LADOS´´

Axééé!!! Começam as comemorações! Começam as festas! Começam ser servidas as guloseimas!
É isso mesmo, começa um dos festejos mais envolvente, vibrante e “permitido” de nossa Umbanda. É a Festa de Cosme e Damião, de Erês, da Ibejada e das Crianças.
Mencionei a palavra “permitido” pois, assim como a festa de Iemanjá que acontece no final e no início do ano, percebo a diversidade de pessoas que, independente de suas crenças religiosas, participam dessa festa. São crianças, kardecistas, católicos, não religiosos, pessoas que normalmente não frequentam o terreiro, que nem sabem ou entendem o que é Umbanda muito menos o que representa essa Linha, mas que nesse dia, como tudo fica diferente, tudo fica mais colorido, mais leve e mais gostoso, não deixam de participar dessa festa e levar para casa muitos doces, balas e bexigas cheias de Axé.
Percebo também que muitas pessoas imaginam que as “Crianças” que se manifestam em nossos terreiros sejam realmente crianças que desencarnaram cedo, muitos ainda acham que o desencarne foi doloroso e que estão se manifestando nos terreiros em dia de festa para receberem presentes, para ver pessoas, enfim, para “curtir” a festa.
Mas isso não é bem assim, a Linha de Erês, Ibeji ou a Linha das Crianças da Umbanda é composta por Entidades iluminadas, por espíritos adultos que se plasmam, que se “vestem” como crianças para gerar a energia de alegria, pureza, doçura e irmandade, qualidades que muitas vezes estão distantes do mundo dos adultos, dos sérios e responsáveis. Também se manifestam nessa Linha os Encantados, considerados os Mensageiros, normalmente são as crianças mais quietas, mais sensíveis, que falam baixo, que se assustam facilmente, que trabalham mais energéticamente, afinal como encantados manipulam de forma potencializada as energias elementais realizando maravilhosas curas no corpo astral dos consulentes e do próprio médium.
Essa Linha é sincretizada pelo catolicismo com “COSME E DAMIÃO”. Gêmeos nascidos em 270 que, como médicos e cristãos, praticavam a medicina gratuitamente em socorro aos pobres, crianças, mulheres ou qualquer pessoa necessitada. Realizavam muitas curas milagrosas, mas sempre falavam e se referenciavam a Cristo e em nome de Cristo.
Dioclesiano, imperador da época, não tarda em persegui-los, pois Roma não tolerava o cristianismo que ameaçava expandir. Por fim, os gêmeos foram presos, torturados, acusados de prática de curandeirismo e decapitados em 303.
Contam que o imperador, ao tocar a cabeça dos mártires, recuperou milagrosamente o movimento de um dos braços paralisado desde uma antiga batalha.
No culto de Nação, “as crianças” estão ligadas ao ORIXÁ IBEJI (nação Ketu) ou VUNJI (nação Angola e Congo), que simboliza alegria, fertilidade e inocência. Uma das funções desse orixá é cuidar das crianças desde bebê até a adolescência.
Na Nigéria o nascimento de gêmeos era motivo de comemoração no povoado. A mãe e as crianças eram homenageadas e saiam para as ruas para festejar e receber presentes. Os gêmeos eram considerados pelos pais uma garantia de sorte e de fortuna.
Por serem considerados gêmeos, são associados ao princípio da dualidade, o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos. Ibeji mostra que todas as coisas, em todas as circunstâncias, têm dois lados e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos.
Por serem considerados crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc. Importante refletir que não podemos falar em nascimento sem pensar na morte.
Há, entre tantas lendas, uma em especial que narra como os gêmeos dominaram e deteram a Morte.
Leiam a lenda “Os Ibejis enganam a Morte” contada por Reginaldo Prandi em seu livro Mitologia dos Orixás e entendam um pouco mais essa concepção:

Os Ibejis enganam a Morte

Os Ibejis, os Orixás gêmeos, viviam para se divertir.
Não é por acaso que eram filhos de Oxum e Xangô.
Viviam tocando uns pequenos tambores mágicos,
que ganharam de presente de sua mãe adotiva, Iemanjá.
Nessa mesma época, a Morte colocou armadilhas
em todos os caminhos e começou a comer todos os humanos
que caíam na suas arapucas.
Homens, mulheres, velhos ou crianças,
ninguém escapava da voracidade de Icu, a Morte.
Icu pegava todos antes de seu tempo de morrer haver chegado.
O terror se alastrou entre os humanos.
Sacerdotes, bruxos, adivinhos, curandeiros,
todos se juntaram para pôr um fim à obsessão de Icu.
Mas todos foram vencidos.
Os humanos continuavam morrendo antes do tempo.
Os Ibejis, então, armaram um plano para deter Icu.
Um deles foi pela trilha perigosa
onde Icu armara sua mortal armadilha.
O outro seguia o irmão escondido,
acompanhando-o à distância por dentro do mato.
O Ibeji que ia pela trilha ia tocando seu pequeno tambor.
Tocava com tanto gosto e maestria
que a Morte ficou maravilhada,
não quis que ele morresse
e o avisou da armadilha.
Icu se pôs a dançar inebriadamente,
enfeitiçada pelo som do tambor do menino.
Quando o irmão se cansou de tocar,
o outro, que estava escondido no mato,
trocou de lugar com o irmão,
sem que Icu nada percebessse.
E assim um irmão substituía o outro
e a música jamais cessava.
E Icu dançava sem fazer sequer uma pausa.
Icu, ainda que estivesse muito cansada,
não conseguiu parar de dançar.
E o tambor continuava soando seu ritmo irresistível.
Icu já estava esgotada
e pediu ao menino que parasse a música por uns instantes,
para que ela pudesse descansar.
Icu implorava, queria descansar um pouco.
Icu já não aguentava mais dançar seu tétrico bailado.
Os Ibejis então lhe propuseram um pacto.
A música pararia,
mas a Morte teria que jurar que retiraria todas as armadilhas.
Icu não tinha escolha, rendeu-se.
Os gêmeos venceram.
Foi assim que os Ibejis salvaram os homens
e ganharam fama de muito poderosos,
porque nenhum outro orixá conseguiu ganhar
aquela peleja com a Morte.
Os Ibejis são poderosos,
mas o que eles gostam mesmo é de brincar.
Na UMBANDA são grandes renovadores de nossos sentimentos, amparados pela irradiação de Oxum e seu imenso Amor.
Crianças, erês, ibejadas trabalham com tanta força, com tanta pureza e simplicidade, que uma “simples” bala imantada por eles suaviza nossa alma e adoça nossa vida.
Não devemos subestimar essa Linha de Trabalho ou julgar a forma que se apresentam, são espíritos elevados que brincam trabalhando e trabalham brincando.
Depois de Oxalá são os únicos que dominam totalmente a magia com e como Exu.
Vale a pena refletir e buscar um olhar diferenciado, um verdadeiro “Olhar de Poeta”…
Boa inspiração a todos, muitos doces e bom trabalho…
Axéééé!!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

<>Energia: ELEMENTO TERRA<>
Elemento Terra. Capricórnio* Touro* Virgem* A Terra se mistura facilmente com Terra e Água, mas requer tolerância para misturar-se Com Fogo e Ar. Terra e Terra: Quando Terra encontra Terra, esta mistura pode avolumar-se em uma alta montanha de força e confiança, ou, em vez disso, transformar-se em deserto árido, dependendo da direção que assumir. Quando agitado, esse resultado pode transformar-se em terremoto com repercurssões vulcânicas. A Escolha jaz para ambos os indivíduos. Terra e Fogo: A Terra permanece no lugar ao menos que seja movimentada por uma explosão; O Fogo mapeia seu próprio curso, na direção aos céus. A Terra sustenta o Fogo, e forma uma base estável para suas chamas, o Fogo pode estorricar a Terra, mas nunca destruí-la completamente. Terra e Água: A Água busca um lar, o qual encontra no interior da Terra, a penetração da Água, permite “dar à luz” todas as formas de plantas, flores... Sem o enriquecimento da Água, a Terra fica seca e inútil; e sem a Terra para umedecer, o curso da Água também torna-se inútil, esses dois elementos foram destinados a preencher as necessidades um do outro. Água demais transforma Terra em lama ou areia movediça. A escolha jaz de ambos. Terra e Ar: A Terra precisa do Ar, mas o Ar não precisa dela. A Terra permanece onde está, e o Ar encontra-se livre ao seu bel-prazer, a Terra é desligada do Ar, parecendo inconstante de sua existência até que Ar se manifeste e perturbe as plantas, flores...A escolha é para ambos. Energia: ELEMENTO AR Elemento Ar. Libra* Aquário* Gêmeos* O Ar se mistura facilmente com Ar e Fogo, mas requer tolerância para misturar-se Com Terra e Água. Ar e Terra: A Terra contém Ar e precisa dele , mas o Ar não contém Terra e não precisa dela. A Terra é obrigada a permanecer onde está, movendo-se apenas através do terremoto , de forças vulcânicas ou externas. O Ar encontra-se livre de tais restrições, movendo-se acima da Terra a seu bel prazer,sem modificá-la e sem permanecer no mesmo lugar por muito tempo. Ar e Água: O Ar penetra a Água...estremece-a, agita-a em ondas chicoteantes...depois se afasta... e a Água NÃO TEM NENHUM CONTROLE SOBRE A PENETRAÇÃO OU O ATAQUE; O Ar não possui controle algum, transforma-se magicamente em seu próprio elemento. Não existe escolha de desfecho para estes dois indivíduos- somente através da vontade do Destino. Ar e Fogo: Ar ventila o Fogo, fazendo com que a combustão arda mais brilhante, estimulando o excitamento. Fogo demais pode extinguir o oxigênio contido no Ar, dificultando a respiração. Ar demais, como uma forte ventania, pode fazer com que a chama tremule ainda mais fraca. A escolha vai para ambos indivíduos. Ar e Ar: Quando Ar encontra Ar, há completa liberdade de movimento; pouca ou nenhuma restrição. Esta mistura pode resultar em gloriosa elevação mental, emocional e espiritual. Contudo, o Ar fica estagnado e rarefeito sem os ventos da mudança. Sob certas condições pode, ainda ser chicoteado no frenesi de um ciclone. Escolha para ambos os indivíduos. Energia: ELEMENTO ÁGUA Elemento Água. Câncer* Peixes* Escorpião* A Água se mistura facilmente com Água e Terra, mas requer tolerância para misturar-se Com Fogo e Ar. Água e Água: Quando Água encontra Água, não há resistência, uma corrente contínua de inspiração, que flui eventualmente para um oceano maior de iluminação; ou, pode escoar para uma enseada estagnada onde não há escapatória. A Água refresca a sede, mas quando fora de controle, provoca inundações destruidoras. Para ambos os indivíduos. Água e Terra: A Água precisa da Terra para viver, mas a Água , quando na Terra, pode provocar a lama ou areia movediça, e nós sabemos que a Terra não se movimenta por si só. Água, em pequena quantidade pode desaparecer dentro das massas montanhosas de Terra. Para ambos os indivíduos. Água e Ar: A Água não tem nenhum controle sobre a infiltração ou o ataque, e o Ar, movimenta-se livremente, em seu próprio elemento; O Ar penetra a Água, a estremece, a agita...Não existe escolha de desfecho para estes dois elementos, para ambos os indivíduos. Água e Fogo: O grande Fogo, com seu calor excessivo, pode desidratar ou secar uma pequena quantidade de Água, e grandes quantidades de Água podem apagar o Fogo, extinguir suas chamas. Ambos se temem e talvez por isso, ambos se respeitem. Para ambos os indivíduos. Energia: ELEMENTO FOGO Elemento Fogo. Áries* Leão* Sagitário* O Fogo se mistura facilmente com Fogo e Ar, mas requer tolerância para misturar-se com Terra e Água. Fogo e Fogo: Quando Fogo encontra Fogo, as chamas resultantes, mais altas e mais quentes podem criar uma conflagração, a qual se consumirá e extinguirá – ou iluminará a escuridão, derretendo o gelo e o medo do pensamento negativo. A escolha jaz, igualmente, para ambos os indivíduos. Fogo e Água: O grande fogo, com seu calor excessivo, pode desidratar ou secar uma pequena quantidade de Água. Por outro lado, grandes quantidades de Água podem apagar o Fogo, extinguir suas chamas. Por extinto, o Fogo teme ou respeita a Água, e vice-versa. Os dois sentem o perigo: Cada um é extremamente capaz de destruir o outro. – Para ambos os indivíduos. Fogo e Terra: Sempre é óbvio qual o mais forte e duradouro dos dois elementos. A Terra permanece no lugar, a menos que seja movimentada por uma explosão interior ou forças exteriores. O Fogo mapeia seu próprio curso, sempre em direção aos céus. O Fogo pode estorricar a Terra, porém jamais destruí-la completamente. A Terra sustenta o Fogo, formando uma base estável para suas chamas. Não obstante, Terra demais pode sepultar o Fogo mais brilhante. A escolha jaz, igualmente para ambos os indivíduos. Fogo e Ar: Ar ventila o Fogo, fazendo com que a combustão arda mais brilhante, estimulando o entusiasmo e o excitamento, ou incitando à paixão a à raiva. Fogo demais pode extinguir o oxigênio contido no Ar, dificultando a respiração; Ar demais, como uma forte ventania, pode fazer com que a chama tremule ainda mais fraca. A escolha, jaz, igualmente, para ambos os indivíduos.
<>Astros e Signos<>
Travamos uma longa e amarga batalha Minha Alma Gêmea e eu Perdidos e solitários, anjos caídos, exilados De uma nebulosa, quase esquecida galáxia, Feridos cruelmente pelas duras estocadas de Marte, Presos na teia emaranhada de Netuno, Abalados e divididos Pela súbita, terrível violência de Urano, Torturados pelas mentiras sagazes de Mercúrio, Esmagados sob o peso gelado do severo, inflexível Saturno, Que alongou cada hora em um dia, Cada dia em um ano, Cada ano em eternidade de espera, Crestados e quase cegos Pelos jatos explosivos de orgulho e arrogância do Sol, Como Adão e Eva, silenciados e indefesos , choramos em segredo... E mesmo assim lutamos, com implacável fúria, Devolvendo golpe a golpe...Guiados pelo troar Das pulsantes, gigantescas paixões de Júpiter, Tropeçando no precipício da sedutora loucura da Lua, Para cair, afinal, em trêmulo pavor, Ante a ameaça do ominoso, sepulcral silêncio de Plutão, Consumidos por tristeza inconsolável, pela frialdade do desespero carregamos... As cicatrizes e feridas de furiosa batalha, Eu e minha Alma Gêmea, Mas agora seguimos em tranqüila paz, Reunidos nossos pedaços dispersos, Juntos, mão na mão... Completo o círculo da serpente, De volta ao arco-íris em forma de Pirâmide, Do Éden mais brilhante do amanhã Coroados pela doce Vênus, com a Vitória do Amor, que não morreu, Mas sobreviveu à noite da egotista busca, Para esperar o suave perdão da manhã E o alvorecer do discernimento* * Extraído de Goobers, de Linda Goodman. (inspirativos) São signos "aventureiros", que precisam de estímulo às novas sensações que a vida lhes oferecem. Adoram praticar esportes, sentir adrenalina, e sempre se inspiram à novas conquistas. Quase sempre estão em movimento, seja na vida pessoal, carreira, ou lado afetivo. •Áries – Fogo Cardinal •Leão – Fogo Fixo •Sagitário – Fogo Mutável O Fogo se mistura facilmente com Fogo e Ar, mas requer tolerância para misturar-se com Terra e Água. Se você é do signo de Áries, Leão ou Sagitário, poderá ter um bom relacionamento com pessoas de Áries, Leão e Sagitário mesmo, também Libra, Aquário e Gêmeos. E terá uma certa dificuldade para se relacionar com pessoas do signo de Capricórnio, Touro, Virgem, Câncer, Escorpião e Peixes. Pois estes signos irão exigir um pouco de tolerância. (mentais) São signos "futurísticos", com grande capacidade de preverem resultados muito antes de suas ações. Estão sempre transitando idéias e viajando entre sonhos e desejos. Assim como sua maneira de pensar, prezam muito a liberdade em seus tipos de relacionamento. •Libra – Ar Cardinal •Aquário – Ar Fixo •Gêmeos – Ar Mutável O Ar se mistura facilmente com Ar e Fogo, mas requer tolerância para misturar-se com Terra e Água. Se você é do signo de Libra, Aquário e Gêmeos, poderá ter um bom relacionamento com pessoas de Libra, Aquário e Gêmeos mesmo, também Áries, Leão e Sagitário. E terá uma certa dificuldade para se relacionar com pessoas do signo de Capricórnio, Touro, Virgem, Câncer, Escorpião e Peixes. Pois estes signos irão exigir um pouco de tolerância. (materiais) Signos materialistas, que se sentem felizes quando suas vitórias são resultados de seus esforços e de trabalho bem feito.. Signos "presos" à conceitos e regras principalmente no âmbito familiar. Ligados diretamente as tradições, são muito conservadores. Por possuírem "Terra" como Elemento nato, para que algumas mudanças sejam feitas, muitas vezes torna-se necessário, paciência e tolerância para que certas raízes sejam cortadas. •Capricórnio- Terra Cardinal •Touro- Terra Fixo •Virgem- Terra Mutável A Terra se mistura facilmente com Terra e Água, mas requer tolerância para misturar-se com Fogo e Ar. Se você é do signo de Capricórnio,Touro ou Virgem, poderá ter um bom relacionamento com pessoas de Capricórnio, Touro e Virgem mesmo, também Câncer, Escorpião e Peixes. E terá uma certa dificuldade para se relacionar com pessoas do signo de Áries, Leão, Sagitário, Libra, Aquário e Gêmeos. Pois estes signos irão exigir um pouco de tolerância. (sensíveis) Signos voltados para o lado emocional. Aderem sua forma de pensar como um contexto em um todo. Amantes extremamente sensuais e igualmente sensíveis, com grande capacidade de percepção e sensibilidade. Podem se dar muito bem seguindo a carreira de ciências voltadas a psicologia e assuntos esotéricos. Difícilmente passam despercebidos. •Câncer- Água Cardinal •Escorpião- Água Fixo •Peixes- Água Mutável A Água se mistura facilmente com Terra e Água, mas requer tolerância para misturar-se com Fogo e Ar. Se você é do signo de Câncer, Escorpião ou Peixes poderá ter um bom relacionamento com pessoas de Câncer, Escorpião e Peixes mesmo, também Capricórnio, Touro e Virgem. E terá uma certa dificuldade para se relacionar com pessoas do signo de Áries, Leão, Sagitário, Libra, Aquário e Gêmeos. Pois estes signos irão exigir um pouco de tolerância.

Feng Shui - Quarto de Casal



Como aumentar a energia de um casal com o Feng Shui

Passos:


Mude a cor das paredes do quarto de acordo com as personalidades e as necessidades do casal. Baseie-se no elemento ao qual cada um pertence e no equilíbrio entre os dois. Seguindo essa lógica, se você pertencer ao elemento fogo são indicados os tons de ocre e azul. Se você for metal, escolha tons de azul e de vermelho. Se você for terra, prefira o branco e os tons de verde. Se você for água, são recomendáveis os tons verdes e terrosos. Se você for madeira, prefira os vermelhos e o branco.
Decore a sua mesa-de-cabeceira com flores vermelhas, porque elas atraem energia positiva.
Deixe as janelas abertas em algum momento do dia, para que a energia estática saia e entre energia nova.
Coloque no quarto pelo menos um porta-retratos com uma foto de vocês dois em algum momento agradável e que transmita alegria.
Mantenha o quarto e o guarda-roupa limpos.
Vocês devem organizar o guarda-roupa pelo menos uma vez por ano. Retirem e dêem todas as peças que não são mais usadas. Assim, a energia fluirá melhor.
Importante: Você também pode escolher a cor do quarto de acordo com as orientações favoráveis segundo o seu número kua, mas nem sempre isso funciona muito bem.

Feng Shui - Ba-Guá



O Ba-guá é uma forma geométrica que é a base do Feng Shui. Ela tem oito lados, cada um representando um aspecto ou área de interesse da vida da pessoa que o estuda se aplica. Essa figura pode ser aplicada num terreno, numa divisão, numa casa ou apartamento inteiro, etc. Cada um desses lados tem um significado e uma maneira de equilibrá-lo em relação aos outros, optimizando, assim, todos os aspectos de sua vida.



É composto desta forma:
Os 5 elementos foram simbolizados e relacionados às cores, às estações do ano e aos animais: assim:

Fogo, triângulo, vermelho, Verão, Fénix
Madeira, cilindro, verde, Primavera, dragão

Terra, quadrado, amarelo, começo e final de cada estação, cobra

Água, ondulações, preto, Inverno, tartaruga

Metal, círculo, branco, Outono, tigre



O Ba-guá na sua casa


Você pode aplicar o Ba-guá na casa inteira ou em apenas numa divisão.

Cada lado do Ba-Guá representa uma aspiração da vida. As aspirações representadas no Ba-Guá são: educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos, criatividade, trabalho, prosperidade e reconhecimento profissional e amigos.

O Ba-Guá é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do Ba-Guá deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/divisão da casa. Cada lado (ou Kua) do Ba-Guá possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim relacionamento afectivo, complementam a educação e a espiritualidade.

O Ba-Guá deve ser traçado sobre uma folha de papel vegetal e aplicado directamente sobre a planta de sua casa ou escritório, ou seja sobreponha a folha de papel vegetal sobre a planta de sua casa, sendo que a área do trabalho deverá estar alinhada sempre à porta de entrada.

Assim sendo, será fácil você localizar as áreas de aspirações, como amor, sucesso, saúde, etc.




O feng shui recomenda como solução para os guás faltantes a colocação de espelhos, sinos ou cristais nas paredes que se aproximam desse locais.

Abundância (Prosperidade)Riqueza, dinheiro e fartura.

Modos de estimular:
-Mais luz
- Cristais ou lustre suspenso
- Fonte ou aquário
- Moedas

Sucesso
Sua posição social, seus sonhos e como eles se realizam.

Modos de estimular:- Objectos que inspirem a "acção"
- Mais luz
- Troféus, medalhas e prémios
- Espelho redondo

Casamento
Relacionamentos afectivos e profissionais.

Modos de estimular
- Fotos e objectos românticos
- Velas e castiçais
- Flores

Família
Pessoas que você gosta e ama, saúde.

Modos de estimular:- Fotos de família
- Diplomas
- Móveis e objectos herdados
- Cristais

Filhos
Filhos e criatividade

Modos de estimular:- Fotos e trabalhos dos filhos
- Brinquedos
- Objectos e móveis que estimulem sua criatividade

Conhecimento / EducaçãoEspiritualidade e aprendizado.

Modos de estimular:
- Estantes de livros
- Escrivaninhas e mesas
- Objectos de vidro e cristal

Trabalho
Trabalho e carreira.

Modos de estimular:- Computador, fax, etc.
- Espelho
- Plantas
- Objectos de metal

Amigos
Pessoas que a podem ajudar, viagens.

Modos de estimular:- Cristais
- Quadros de paisagens
- Objectos relacionados a sua familia

O que está dentro, está fora, e vice-versa
Imagine uma casa, um armário, uma cozinha, uma casa de banho, uma garagem, uma carteira, uma bolsa, etc. tudo desarrumado e sujo!
Assim é na sua vida: o que está fora no seu campo físico, está dentro, e o que está dentro também está fora.
Se você quer organizar a sua vida interior e exterior comece por organizar, limpar e deitar fora tudo que você não usa mais. Um simples par de sapatos que você der, você está, inconscientemente, a entregar algo que tem que sair de dentro de você. Pode ser, por exemplo, uma mágoa, um rancor. São energias que se renovam. Papéis amontoados, quando desorganizados e sem utilidade são emoções interiores que estão armazenadas, no seu inconsciente, a atrapalhar a sua vida.
Experimente dar tudo que você não usa e que não gosta na sua vida.
Automaticamente o universo se manifestará para pôr no lugar algo que te sirva e que te irá fazer bem.
Não acumule medicamentos, pois você estará mandando para o universo a possibilidade de ficar doente (procure mantê-los num local fechado).
Não tenha fotos de pessoas que já se foram, pois, segundo a lenda indígena, uma fotografia é como aprisionar a alma da pessoa que nela consta. Desapegue-se de tudo, inclusive do seu passado.
Quando tudo estiver pintadinho, arrumadinho, limpinho, sua alma sentir-se-á bem melhor

Os Caminhos de Santiago de Compostela

OS CAMINHOS DE SANTIAGO são percursos feitos por peregrinos de todo o mundo que afluem em Santiago de Compostela (Espanha). Os caminhos entraram na história há 12 séculos atrás, quando foram encontrados os restos mortais do Apóstolo São Tiago na cidade que hoje é Santiago de Compostela. Esta rota une diversas zonas da Europa a Compostela e vem sendo seguida por milhares de pessoas de diversas partes do mundo.
Os caminhos de Santiago atingiram o máximo esplendor nos séculos XI e XII e depois após a contra-reforma no início do século XVII por Portugal. Nas últimas décadas voltou a ganhar destaque, sendo convertido em um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem.
Os Caminhos existentes são:
CAMINHO FRANCÊS – Que recebe entre outros a Via Podiensis e antes a Via Gebennensis, a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port, entra na Espanha por Roncesvalles e segue por 800km até Compostela.
CAMINHO DA PRATA – Com saída em Sevilha (Espanha), é o mais longo e segue uma antiga estrada romana a que os árabes chamaram algo que foneticamente soava a “plata” e assim ficou o nome.
CAMINHO PRIMITIVO – Com saída em Oviedo.
CAMINHO DO NORTE – Sai de Ribardeo e segue por cerca de 220km.
CAMINHO PORTUGUÊS – Com várias alternativas de saída, como: Fátima, Cidade do Porto, Barcelos ou Braga.
CAMINHO DA RIA DE AROUSA – Com saída de Pardon.
CAMINHO INGLÊS – Parte de Ferrol ou da Corunha, estendendo-se por aproximadamente 120km.
CAMINHO DE FINISTERRA – Um prolongamento, especialmente para os peregrinos que vinham de longe terem a idéia que tinham chegado ao “fim da Terra”.
Observação: Apenas os caminhos ‘Inglês’, ‘Francês’ e ‘Português’ chegam diretamente a Santiago de Compostela. Os outros vão se juntando a estes três durante o percurso

ERVAS QUE CURAM



ERVAS QUE CURAM
A lista que se segue dos males físicos comuns e as várias ervas usadas ao longo dos tempos para tratá-los é aqui incluída apenas para exemplificar o poder curador das ervas utilizadas pêlos Bruxos, xamas e curandeiros. Não pretende ser um guia completo do autotratamento com ervas (os métodos de tratamento não são descritos). Em caso de qualquer doença física ou emergência médica, você deverá buscar tratamento médico imediatamente.
ACNE: agrimônia, bardana, camomila, amor-de-hortelão, dente-de-leão, sabugueiro, noz-inglesa, feijão roxo, lavanda, frutos do visco, valeriana, morango-silvestre.
ALCOOLISMO: angélica, cânhamo, pimenta-caiena, matri-cária, gengibre, selo-dourado, tomilho, maracujá, quássia, groselha-vermelha, jasmim-amarelo.
ANEMIA: alfafa, alcachofra, bérberis, amora-preta, beca-bunja, pimpinela, cebolinha, confrey, dente-deleão, ênula, feno, grego-fumária, genciana, hera-rasteira, líquen-islandês, artemísia, malvaísco, milefólio, urtiga, quássia, erva-de-são-joão, espinafre, cálamo, tomilho, agrião.
ARTEROSCLEROSE (ENDURECIMENTO DAS ARTÉRIAS): arnica, alcachofra, cerefólio, dedaleira, alho, espinheiro, visco, noz-moscada, azeitona, cebola, amor-perfeito, arruda, bolsa-de-pastor, agrião, erva-de-feiticeira.
ARTRITE: amieiro, alfafa, aloé, fruto do loureiro, groselha-preta, álamo-preto, fava-dos-pântanos, bardana, bo-tão-de-ouro, pimenta-caiena, morrião-dos-passari nhos, confrey, casca de amora silvestre, filipêndula; violeta-de-jardim, alho, lúpulo, rábano silvestre, junípero, kava-kava, perpétua, açafrão-do-campo, barbadebode, acônito, azevinho-do-monte, caruru-de-cacho, briônia-vennelha, salva, sassafrás, repolho, atanásia, tomilho, salgueiro, pírola, erva-de-feiticeira, bsinto.
ASMA BRÔNQUICA: amêndoa, anis, copo-de-leite, assaféti-da, erva-cidreira, betônica, erva-impigem, vervena-azul, eupatório, bardana, goma-da-califórnia, cânhamo, quelidônia, raiz de amora silvestre, tussilagem, confrey, cubeba, margarida, urtiga-de-anão, casca de sabugueiro, ênula, eucalipto, matricária, alho, hera-rasteira, amor-perfeito, marroio comum, rábano silvestre, hissopo, tabaco-indiano, estramônio, alface, lobélia, ligústica, imperatória, erva-leitosa, verbasco, mirra, urtiga, chá-de-nova-jersey, salsa, peônia, cin-za-de-espinheiro, faia-preta, trevo a vermelho, pal-meira-serra, repolho, verónica, espicanardo, drósera, verbena, agrião, cereja-preta silvestre, manjerona silvestre, erva-santa.
BOLHAS DE CRIANÇAS: angélica, bérberis, calêndula, alho, espinheiro, rábano silvestre, alquemila, milefólio, visco, artemísia, cebola, sálvia, cardo-de-são-benedito, bolsa-de-pastor, nabo, agrião.
BRONQUITE: angélica, anis, assafétida, cevada, uva-ursi-na, betônica, bago do mirtilo, álamo-preto, fava-dos-pântanos, erva-impigem, borragem, botão-de-ouro, j ataria, aipo, morrião-dos-passarinhos, trevo, cravo-da-índia, tussilagem, confrey, prímula, cubeba, dente-de-leão, ênula, eucalipto, funcho, matricária, violeta-de-jardim, alho, selo-dourado, hera-trepadei-ra, urze, cânhamo, marroio, castanha-da-índia, Uquenislandês, líquen-irlandês, estramônio, sanguinária, alquemila, lavanda, alcaçuz, lobélia, ligústica, pulmonária, malvaísco, serpão, azevinho-da-montanha, orelha-de-macaco, verbasco, chá-da-nova-jersey, cebola, raiz de lírio, amor-perfeito, pessegueiro, tancha-gem, pleuris, prímula, rabanete, trevo-vermelho, arruda, açafrão, sálvia, erva-de-são-joão, sândalo, se-gurelha, repolho, olmo, verónica, abeto-vermelho, drósera, mirra-doce, manjerona-doce, verbena, agrião, erva-santa.
CÂIMBRAS: angélica, anis, bálsamo, beladona, betônica, sabugueiro-preto, pimpinela-branca, botão-de-ouro, calêndula, alcaravia, pimenta-caiena, quelidônia, camomila, coentro, rímula, casca de amora silvestre, margarida, endro, funcho, alho, meimendro, alquemi-la, lavanda, manjerona, imperatória, milefólio, agri-palma, hortelã-pimenta, rabanete, rosa, alecrim, arruda, segurelha, erva-prata, tonúlho, valeriana, menta-aquática, inhame-selvagem, pírola, aspérula, absinto.
CÂIMBRAS MUSCULARES E ESPASMOS: arnica, óleo de eucalipto, hortelã-pimenta.
CÂNCER: cevada, erva-impigem, quelidônia, amor-de-horte-Ião, labaça, caruru-de-cacho, trevovermelho, eufórbio.
CASPA: piteira, camomila, hera-inglesa, feno-grego, figueira, malvaísco, oliveira, quássia, alecrim, salgueiro.
CATARRO: cardo-santo, borragem, raiz de selo-dourado, língua-de-cão.
CÓLICA: angélica, anis, assafétida, cravoila, gatária, camomila, gengibre, hortelã-pimenta, alecrim, arruda, raiz de unicórnio.
CONDIÇÕES NERVOSAS: amendoeira, assafétida, bálsamo, betônia, borragem, gatária, aipo, camomila, espinheiro, meimendro, lúpulo, cachimbo-de-índio, jasmim, lírio-do-vale, agripalma, louro-da-montanha, chá-de-nova-jersey, oliveira, amor-perfeito, maracujá, hortelã-pimenta, pervinca, rainha-do-pântano, alecrim, arruda, sálvia, erva-de-são-joão, segurelha, scutellaricL) repolho, abeto-vermelho, tomilho, vale-nana, verbena, inhame-bravo, hamamélis, aspérula, absinto.
CONSTIPAÇÃO: piteira, amieiro, aloé, aspargo, manjericão, espadana-azul, eupatório, briônia, fava-dospântanos, bardana, evônimo-da-américa, nogueira-branca, mamona, quelidônia, centáurea, morrião-dospassarinhos, chicória, pepino, dente-de-leão, apócino, mer-cúrio-de-cão, olmo, matricária, figueira, linhaça, fumitória, selo-dourado, trepadeira de cerca, mar-roio-branco, hissopo, espora, alcaçuz, óleo de linhaça, magnólia, mandrágora, malvaísco, artemísia, amoreira, oliveira, caruru-de-cacho, prímula, linho purgante, rabanete, sabugueiro-vermelho, ruibarbo, sorveira-brava, sálvia, bolsa-de-pastor, erva-sabão,azeda, eufórbio, tamarindo, evônimo, nozes, labaça-da-água, freixo-branco, absinto.
CONTUSÕES: aloé, arnica, bálsamo-de-meca, erva-mora, vidoeiro, sabugueiro-preto, bardana, pimpinelabranca,calêndula, aipo, confrey, urtiga anã, feno-grego, figueira, linho, violeta-de-jardim, vara-doura-da, erva-roberto, língua-de-cão, hissopo, louro, perpétua, liabélia, manjerona, malvaísco, artemísia, urtiga,quiabo, oliveira, poejo, prímula, faia-preta, erva-de-são-joão, selo-de-salomão, catinga-de-mula-ta, tomilho, salgueiro, pírola, avelã-de-feiticeira, absinto, erva-santa.
DIABETES: alcachofra, bago domirtilo, centáurea, chicória, dente-de-leão, urtiga-anã, ênula, feno-grego, linho, arruda-de-bode.juníparo, alface, núlefólio, urtiga, cebola, rainha-do-pântano, palmito-serra, selo-desalomão, gerânio-pintado, sumagre, framboesa-vermelha silvestre, pírola.
DIARREIA: acácia, agrimônia, raiz de alume, amaranto, maçã, avenca, bérberis, manjericão, fruto do loureiro, erva-benta, betônica, bago do mirtilo, bistorta, erva- leitosa amarga, amieiro-preto, amora-preta, grose-lha-preta, nogueira-preta, calêndula, cânfora, cenoura, gatária, camomila, cinco-folhas, tussilagem,aquilégia, confrey, gerânio, labaça, filipêndula, alho, gengibre, vara-dourada, hera-trepadeira, erva-roberto, castanha-da-índia, menta, cauda-de-cavalo, língua-de-cão, hissope, líquen-islandês, árvore-de-judas, sanguinária, alquemila, perpétua, lisimáquia, pulmo-nária, garança, magnólia, barba-de-bode, agripalma, verbasco, amor-perfeito, hortelã-pimenta, pervinca, ficaria, tanchagem, romã (casca), alfena, rabanete, sabugueiro-vermelho, ruibarbo, sorveira-brava, salva, erva-de-sao-joão, segurelha, bolsa-de-pastor, er-vaprata, olmo, sumagre, tormentilho, vervena, cravoila-aquática, árvore-de-cera, casca de carvalho-branco, casca de salgueiro, erva-de-feiticeira, hama-méiis, vulnerária.
DIFTERIA: lobélia.
DISENTERIA: cravoila, fruto do loureiro, amora-preta, er-va-impigem, gatária, confrey, funcho, alteia, erva-de-são-joão.
DISTÚRBIOS ESTOMACAIS: camomila, goma, malmequer, menta, hortelã-pimenta, alecrim, olmo, azeda, vale-riana, milefólio.
DISTÚRBIOS FEMININOS: bérberis, trílio, tasneirinha, selo-dourado, milefólio, poejo, trílio-púrpura, erva-de-san-tiago, arruda, bolsa-de-pastor, erva-estrela, bico-de-cegonha, catinga-de-mulata, núlefólio.
DOENÇAS CARDÍACAS: acônito, angélica, arnica, aspargo, bálsamo, bérberis, betônica, bostorta, heléboro-preto, erva-impigem, borragem calêndula, cânfora, caiena, prímula, luva-da-raposa, espinheiro, alquemila, limão, lírio-do-vale, milefólio, visco, agripalma, artemísia, prímula, alecrim, arruda, açafrão, erva-de-são-joão, bolsa-de-pastor, erva-prata, valeriana, evônimo, as-pérula, semente de absinto.
DOR DE CABEÇA: angélica, anis, bálsamo, manjericão, betô-nica, vidoeiro, camomila, cânhamo, gafaria, centáurea, trevos, filipêndula, ferrugem, eufrásia (vermelha), funcho, matricária, gengibre, heratrepadeira, hena, lúpulo, hera, alquemila, lavanda, lírio-do-vale, alteia, barba-de-bode, visco, artemísia, poejo, hortelã-pimen-ta, prünula, rosa, alecrim, arruda, sálvia, segurelha, bolsa-de-pastor, cardo, verbena, vervena, salgueiro-branco, pírola, aspérula, absinto, erva-santa.
DOR DE DENTE: angélica, bálsamo, pimpinela-branca, camomila, trevo, canabrás, gridélia, lúpulo, lavanda, verbasco, mirra, poejo, pervinca, freixo-espinhento, rosa, sassafrás, segurelha, mirra-doce, manjerona-doce, catinga-de-mulata, milefólio.
DOR DE GARGANTA: agrimônia, groselha-preta, estrela-bril-hante, bardana, confrey, gengibre, marroio-branco, limão, ligústica, malva, mirra, raiz de lírio, rosa, sassafrás, segurelha, olmo, frângula, sumaque, verónica.
DOR DEOUVIDO: louro, alcaravia, camomila, alho, verbasco, cebola, gengibre-silvestre, milefólio.
DORES MENSTRUAIS: gatária, camomila, gengibre, agripal-ma, poejo, mirra-doce.
DORES MUSCULARES E DORES: folhas de arbor vitae, pimen-ta-caiena, hortelã-pimenta.
ECZEMA: babosa, folhas de alcachofra, folhas de amora-preta, erva-impigem, flores de giesta, bardana, botào-de-ouro, quelidônia (maior), chicória, dente-de-leão, ènula, amor-perfeito, marroio-branco, lavanda, malmequer, alteia, uva-da-montanha, urtiga, milefólio.
ENVENENAMENTO POR HERA: plantas de goma, impatiens pailida, estramônio, artemísia, feto-doce, erva-santa.
EPILEPSIA: alho, amor-perfeito, lobélia, malmequer, visco, artemísia, valeriana.
ERUPÇÕES: lúpulo, tanchagem.
FEBRE: acônito, angélica, maçã, cravoila, bálsamo-de-me-ca, bérberis, manjericão, vidoeiro, língua-depassarinho, groselha-preta, sabugueiro-preto, álamo-preto, abrunheiro, cardo-santo, eupatório, borragem, fava-dos-pântanos, pimpinela-branca, botão-de-ouro, ca-lêndula, carlina, gafaria, pimenta-caiena, cincofolhas, prímula, dente-de-leão, rabo-de-cào, comiso, fílipên-dula, flores de sabugueiro, hera-inglesa, carvalho-in-glês, eucalipto, eríngio-feno, grego, violeta-de-jardim, ginseng, arruda-de-bode, marroiobranco, hissopo, ca-chimbo-de-índio, artemísia, limão, perpétua, lobélia, ligústica, magnólia, mandrágora, malmequer, impe-ratória, barba-de-bode, milefólio, agripalma, azevin-ho-das-montanhas, oliveira, maracujá, poejo, ficaria, casca de romã, faia-preta, quássia, framboesa, sabugueiro-vermelho, sálvia, sândalo, salsaparrilha, sas-safrás, morango, sumagre, tormentilho, raiz de cobra-da-virgínia, evônimo, carvalho- branco, casca de salgueiro, pírola, absinto, milefólio, erva-santa.
FEBRE TIFÓIDE: sálvia, olmo.
FERIMENTOS: aloé-vera, amaranto, arnica, betônia, erva-bicha, bistorta, amora-preta, botão-de-ouro, calêndu-la, carlina, amentilho, camomila, trevo, licopódio, confrey, prímula, ciclâmem, dente-de-leão, escrofulá-ria, linho, genciana, vara-dourada, selo-dourado, menta, cavalinha, sempre-viva-dos- telhados, alquemila, lariço, limão, tuia, pulmonária, bálsamo-da-montanha, cebola, cacto pountia, amor-perfeito, papaia, tan-chagem, álamo, amieiro-espinhento, erva-de-são-joão, sanícula, olmo, selo-de-salomão, gomadoce, plátano, vervena, pinheiro-branco, lírio-branco- do-lago, mar-garida-silvestre, índigo-silvestre, salgueiro, hamamé-lis, vulnerária, erva-santa.
GASTROENTERITE: cravoila, bálsamo, manjericão, palha (amarela), bago do mirtilo, bistorta, groselhapreta, cálamo-azul, flores de giesta, fava-dos-pântanos, cen táurea, camomila, trevos, tussilagem, ênula, eufrásia (vermelha), cinco-em-rama, alho, hissopo, sanguinária, artemísia, alquemila, alcaçuz, lisimáquia, alteia, milefólio, verbasco, hortelã-pimenta, tanchagem, salva, cardo-de-são-benedito, erva-de-são-joão, segure-slha, erva-prata, cálamo, tomilho, menta-da-água, morango-silvestre, segurelha-de-inverno, erva-defeiticeira, azedinha.
GOTA: betônia, vidoeiro, dulcamara, erva-moura, mostar-da-preta, fava-dos-pântanos, bardana, aipo, camomila, confrey, fílipêndula, genciana, rábano silvestre, estramônio, kava-kava, açafrão-do-campo, barba-de-bode, acônito, azevinho-das-montanhas, urtiga, poejo, faia-preta, erva-de-são-joão, salsaparrilha, sassafrás, verónica, catinga-de-mulata, agrião, mostarda-bran-ca, salgueiro, erva-de-feiticeira, erva-mate.
GRIPE: bálsamo, vidoeiro, amora-preta, cardo-santo, borragem, pimpinela-branca, nogueira-branca, calêndu-la, cinco-folhas, trevo, tussilagem, fílipêndula, sabugueiro, alquemila, lavanda, alteia, barba-debode, amor-perfeito, hortelã-pimenta, raiz de pulmo-nária, prímula, alecrim, sálvia, milefólio.
HAUTOSE (MAU HÁLITO): anis, maça, erva-benta, alcaravia, canela, trevos, endro, feno-grego, selodourado, tuia, ligústica, mirra, salsa, hortelã-pimenta, alecrim, sálvia.
HEMORRÓIDAS: aloé, amaranto, fruto do loureiro, vidoeiro, bardana, pimpinela-branca, camomila, sabugueiro, selo-dourado, madressilva, castanha-da-índia, cava-linha, sempre-viva-dos-telhados, limão, pulmonária, milefólio, urtiga, cebola, tanchagem, ficaria, caruru-de-cacho, álamo, selo-de-salomão, cereja preta silvestre, hamamélis, labaça-amarela.
HEPATITE: agrimônia, dente-de-leão, labaça, quelidônia- maior.
HERPES: erva-impigem, calêndula.
HIDROPISIA: alho, espinheiro, mandrágora.
ICTERÍCIA: agrimônia, bardana, quelidônia, dente-de-leão, grama-da-praia, salsa, erva-de-são-joão.
INDIGESTÃO: angélica, anis-bálsamo, mostarda-preta, car-do-santo, genciana-azul, fava-dos-pântanos, alcara-via, pimenta-caiena, camomila, confrey, coentro, maisena, cubeba, dente-de-leão, endro, eucalipto, funcho, matricária, alho, selo-dourado, grindélia, lúpulo, pimenta-de-eavalo, hissope, junípero, lavanda, tuia, ligústica, magnólia, milefólio, artemísia, noz-moscada, papaia, salsa, hortelã-pimenta, ruibarbo, alecrim, açafrão, salva, barba-de-bode, sândalo, saní-cula, segurelha, hortelã, mirra-doce, cálamo, valeriana, gengibre-silvestre, segurelha-de-inverno, absinto, erva-boa.
INFECÇÕES RENAIS: trevo, dente-de-leão, grama-da-praia, bastão dourado, quelidônia-maior, cavalinha, rfdz de salsa.
INFLAMAÇÃO: arnica, borragem briônia, pimpinela-branca, camomila, morrião-dos-passarinhos, chicória, tussilagem, confrey, feno-grego, ginseng, selo-dourado, goma, trepadeira de cerca, lúpulo, lobélia, acônito, artemísia, verbasco, caruru-de-cacho, sândalo, salsa-parrilha, olmo, selo-de-salomão, catinga-demulata, salgueiro, pírola e hamamélis.
INSÓNIA: cânhamo, gafaria, camomila, trevo, dente-de-leão, endro, urze, lúpulo, raiz-nervosa, maracujá, prímula, alecrim, scutellaria aspérula.
INVEJA: camomila, gengibre, hortelã-pimenta.
LACTAÇÃO: angélica, anis, manjericão, erva-leitosa amarga, borragem, pimpinela-branca, funcho, fraxinela, arruda-de-bode, lúpulo, líquen islandês, lavanda, salsa, framboesa-silvestre.
LEPRA: olíbano, alho, mirra.
LEUCORRÉIA: bálsamo, uva-ursina, bistorta, nogueira preta, centáurea, confrey, cubeba, feno-grego, selo-dourado, marroio-hranco, junípero, kava-kava, alquemila, perpétua, magnólia, mil-folhas, mirra, tanchagem, erva-de-santiago, sálvia, erva-de-sao- João, olmo, su-maque, catinga-de-mulata, tormentilha, árvore-de-cera, pírola, absinto.
MENOPAUSA: bálsamo, erva-bicha, espinheiro, lúpulo, al-quemila, raiz-da-vida, mil-folhas, visco, agripalma, artemísia, alecrim, arruda, bolsa-de-pastor, valeria-na, aspérula, absinto.
NÁUSEA: arnica, aspargo, bálsamo, bálsamo-de-meca, cevada, manjericão, cálamo, calêndula, alcaravia, camomila, trevo, gengibre, ginseng, selo-dourado, lúpulo, menta, lavanda, poejo, hortelã-pimenta, faiapreta, salva, segurelha, hortelã, valeriana, inhame-bravo, betônia, aspérula.
NEVRALGIA: pimenta-da-jamaica, botão-de-ouro, cânhamo, camomila, prímula, meimendro, castanhada- índia, língua-de-cão, árvore da kola, lavanda, visco, acônito, laurel-da-montanha, rainha-do-pântano, scutellaria, selo-de-salomão, valeriana, inhame bravo, salgueiro, aspérula, absinto, erva-mate.
OBESIDADE: maçã, bálsamo, centáurea, morrião-dos-pas-sarinhos, trevo, filipêndula, funcho, varadourada, hera-trepadeira, lúpulo, líquen islandês, barba-de-bode, sementes de urtiga, erva-de-são-joão, sassafrás, cocleária, agrião, salgueiro.
PARALISIA: lavanda, acônito.
PEDRAS NA VESÍCULA: amieiro, espinheiro, alcachofra, bér-beris, chicória, dente-de-leão, filipêndula, linho, árvore do linho, hissope, mandrágora, barba-de-bode, asclepidácea, salsa, vervena, salgueiro, aspérula.
PLEURISIA: angélica, arruda, salva, olmo, verbena.
PNEUMONIA: acônito.
PRESSÃO ALTA: bérberis, erva-impigem, eupatório, cerefólio, trevo, ferrugem, violeta-de-jardim, alho, gengibre, espinheiro, visco, cebola, salsa, arruda, giesta-escoce sã, solidéu, bico-de-cegonha, catinga-demulata, cere-ja-preta silvestre, labaça-amarela.
PROBLEMAS MASCULINOS: carlina, licopódio, sementes de melão, sementes de abóbora, óleo de açafroa, óleo de soja, sementes de girassol, germe de trigo.
QUEIMADURAS: aloé, erva-moura, bardana, ealêndula, morrião-dos-passarinhos, amor-de-hortelã, tussilagem, confrey, pepino, gomífera, língua-de-cão, sem-pre-viva-dos-telhados, líquen-irlandês, alquemila, linhaça, oliveira, tanchagem, choupo, abóbora, faia-preta, semente de marmelo, sálvia, erva-de-são- joão, olmo, espadana-doce, salgueiro, avelã-de-feiticeira.
RESFRIADOS: angélica, bálsamo, betônica, bago do mirtilo, vidoeiro, sabugueiro, erva-impigem, vervena-azul, eupatório, nogueira-branca, gatária, camomila, tussilagem, comiso (casca), perpétua, matricária, figueira, galangel, alho, gengibre, ginseng, vara-dourada (cinza), hera-trepadeira, goma, marroio-branco, his-sopo, erva-indiana, louro, limão, alcaçuz, lobélia, im-peratória, milefólio, poejo, hortelã-pimenta, raiz de pleuris, espinho do freixo, rosa, açafroa, sálvia, salsa-parrilha, cheiro-verde, palmeira-serra, saponária, es-picanardo, valeriana, bistorta-da-Virgínia, pinheiro-braneo, pírola, erva-defeiticeira, absinto, mil-folhas, erva-santa.
REUMATISMO: alfafa, pimenta-da-jamaica, aspargo, erva-bicha, erva-moura, vidoeiro-preto, sabugueiro-preto, mostarda-preta, bistorta-preta, borragem, madeira-de-buxo, bardana, carlina, aquilégia, confrey, coentro, prímula, dente-de-leão, filipêndula, bolota do sabugueiro, matricária, alho, urze, meimendro, menta, rábano silvestre, imperatória, junípero, louro, mag-nólia, açafrão-do-campo, acônito, urtiga, amor-perfei-to, caruru-de-cacho, álamo, quássia, alecrim, sorveira brava, arruda, salsaparrilha, sassafrás, scutellaria, repolho, cálamo, agrião, salgueiro, pírola, grama-de-feiticeira, absinto, erva santa, teixo.
ROUQUIDÃO’, amora-preta, groselha-preta, morrião-dos-passarinhos, tussilagem, confrey, alho, selodourado, líquen islandês, alcaçuz, lobélia, pulmonária, feto de avenca, alteia, chá-do-pântano, verbasco, quiabo, tanchagem, sorveira-brava, sálvia, repolho, olmo, ce-reja-preta silvestre.
SANGRAMENTO NASAL: milefólio.
TONSILITE: betônia, bistorta, nogueira-preta, selo-dourado, lobélia, malva, verbasco, chá-de-novajersey, hor-telã-pimenta, caruru-de-cacho, sorveira-brava, sálvia, olmo, catinga-de-mulata, pinheiro-branco, salgueiro, hamamélis, jasmini-amarelo.
TORCEDURA: confrey, lavanda, lobélia, manjerona, malmequer, alteia, catinga-de-mulata, acônito (arnica).
TORPOR: lavanda, visco.
TOSSE: acácia, agrimônia, amêndoa, angélica, anis, assa-fétida, bálsamo-de-meca, bago do mirtilo, trílio, erva-leitosa amarga, sabugueiro-preto, erva-impigem, borragem, quelidônia, tussilagem, confrey, sobreiro, casca de amora-silvestre, cubeba, ênula, hera-ingle-sa, prímula, linho, alho, ginseng, hera trepadeira, urze, marroio-branco, rábano-silvestre, língua-de-cão, hissopo, iïquen islandês, raiz-indiana, Uquen-irlandês, estramônio, artemísia, limão, alface, alcaçuz, lobélia, ligústica, pulmonária, avenca-cabelo-de-vênus, malvaísco, milefólio, verbasco, mirra, quiabo, cebola, raiz de lírio, amor-perfeito, tanchagem, erva-lepuris, faia-preta, rabanete, trevo-vermelho, alecrim, arruda, açafrão, sanícula, salsaparrilha, açafroa, repolho,olmo, espinacárdio, drósera, cardo, vervena (azul), cravoila-da-água, pinheiro-branco, ce-reja-preta silvestre, erva-santa, teixo.
TUBERCULOSE: agave, betônia, trílio, morrião-dos-passa-rinhos, confrey, cubeba, eucalipto, fenogrego, linho, alho, hera-trepadeira, pulmonária, mil-folhas, verbasco, raiz de pleuris, sálvia, olmo, evônimo, agrião, árvore-de-cera, cereja-preta silvestre, erva-santa, teixo.
TUMORES: hamamélis.
ÚLCERA DE ESTÔMAGO: alfafa, alteia, angélica, amaranto, copo-de-leite, bálsamo, bálsamo-de-meca, bistorta, bardana, calêndula, morrião-dos-passarinhos, confrey, urtiga-anã, ênula, feno-grego, alho, linhadourada, lúpulo, líquen-islandês, sanguinária, alcaçuz, gnafálio, hibisco, urtiga, quiabo, poejo, tancha-gem, sálvia, catinga-de-mulata, grama-de-feiticeira, azeda, absinto.
VARÍOLA: gafaria, malmequer, açafrão.
VEIAS VARICOSAS: bérberis, erva-benta, bistorta, urtiga cega, pimpinela-branca, calêndula, pimentacaiena, espinheiro, castanha-da-índia, malmequer, manjero-na, visco, casca de carvalho, sálvia, sassafrás, bolsa-de-pastor, catinga-de-mulata, árvore-de-cera, carva lho branco, hamamélis, azeda-silvestre.
VERTIGEM: bálsamo, betônia, gafaria, espinheiro, cachim bo-de-índio, lavanda, limão, visco, agripalma, hortelã-pimenta, rosa, arruda, sálvia, bolsa-de-pastor.
VERRUGAS: amieiro, espinheiro, calêndula, dente-de-leão, figueira, alho, quelidônia-maior, sempre-viva-dos- telhados, limão, mandrágora, erva-leitosa, verbasco, macho, drósera, sálvia-silvestre.
VERMES: aloé, erva-santa, erva-impigem, fava-dos-pânta^ nos, cenoura, gatária, pimenta-caiena, ciclâmem, ênula, alho, arruda-de-bode, rábano-silvestre, sem pre-viva-dos-telhados, espora, limão, perpétua, arte mísia, amora, cebola, papaia, romã, semente de abóbora, quássia, tamarindo, catinga-demulata, estragão, tomilho, carvalho-branco, ameixa-silvestre, semente de absinto, absinto, vulnerária.
VESÍCULA BILIAR: agrimônia, alcachofra, bérberis, barda na, quelidônia, centáurea-menor, chicória, licopódio, margarida, dente-de-leão, ênula, fumaria, alho, genciana, hepática, lavanda, milefólio, artemísia, cebola, hortelã-pimenta, rabanete, alecrim, morriao-escar-late, erva-de-feiticeira, absinto, linho-bravoamarelo.