Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cosme e Damiao e Doum


 
Cosme e Damiao e Doum
 
Hoje é dia de Cosme e Damiao!

HISTÓRIA - Para a Igreja Católica, Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos e médicos, especializados no tratamento de crianças. De acordo com o padre Ernesto, da Cúria Diocesana, o dia em que se homenageia os santos, para a liturgia católica, é dia 27. "Cosme e Damião são mártires da Igreja, de acordo com referências literárias antigas. Eles teriam nascido em Cirro, na Síria, local em que foi construída uma basílica em homenagem aos dois", explicou.
Na umbanda Cosme e Damião foram crianças que desenvolveram a vocação para medicina muito cedo, colocando em prática o que sabiam. Eles teriam morrido com cerca de 40 anos e a oferenda de balas serviria para que os doadores protegessem os espíritos de seus filhos, preservando-os contra doenças. Segundo Aroldo, da "Cabana do Pai Tomás" ,na umbanda, a religião também homenageia Doum, igualmente médico e pediatra, espírito Ogum (que teria desfrutado de vida terrena).
- As oferendas realizadas pelo umbandismo, que se estendem até o dia 12 de outubro - Dia das Crianças - consistem em depositar, em um jardim ou parque, doces, refrigerante de guaraná, velas azuis (para homenagear meninos) e rosas, para meninas.

Segue a baixo um canto ou ponto:

Lá no céu tem três estrelas
Todas três em carreirinha
Uma é Cosme e Damião
A outra é mariazinha.
_________________________________
Mariazinha da beira da praia,
Como é que sacode a saia?
É assim, é assim, é assim
É assim que sacode a saia


Lá em cima do telhado
caiu um balão
Eu vou chamar Doum,
São Cosme e Damião

Nenhum comentário:

Postar um comentário