Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os Caminhos de Santiago de Compostela

OS CAMINHOS DE SANTIAGO são percursos feitos por peregrinos de todo o mundo que afluem em Santiago de Compostela (Espanha). Os caminhos entraram na história há 12 séculos atrás, quando foram encontrados os restos mortais do Apóstolo São Tiago na cidade que hoje é Santiago de Compostela. Esta rota une diversas zonas da Europa a Compostela e vem sendo seguida por milhares de pessoas de diversas partes do mundo.
Os caminhos de Santiago atingiram o máximo esplendor nos séculos XI e XII e depois após a contra-reforma no início do século XVII por Portugal. Nas últimas décadas voltou a ganhar destaque, sendo convertido em um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem.
Os Caminhos existentes são:
CAMINHO FRANCÊS – Que recebe entre outros a Via Podiensis e antes a Via Gebennensis, a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port, entra na Espanha por Roncesvalles e segue por 800km até Compostela.
CAMINHO DA PRATA – Com saída em Sevilha (Espanha), é o mais longo e segue uma antiga estrada romana a que os árabes chamaram algo que foneticamente soava a “plata” e assim ficou o nome.
CAMINHO PRIMITIVO – Com saída em Oviedo.
CAMINHO DO NORTE – Sai de Ribardeo e segue por cerca de 220km.
CAMINHO PORTUGUÊS – Com várias alternativas de saída, como: Fátima, Cidade do Porto, Barcelos ou Braga.
CAMINHO DA RIA DE AROUSA – Com saída de Pardon.
CAMINHO INGLÊS – Parte de Ferrol ou da Corunha, estendendo-se por aproximadamente 120km.
CAMINHO DE FINISTERRA – Um prolongamento, especialmente para os peregrinos que vinham de longe terem a idéia que tinham chegado ao “fim da Terra”.
Observação: Apenas os caminhos ‘Inglês’, ‘Francês’ e ‘Português’ chegam diretamente a Santiago de Compostela. Os outros vão se juntando a estes três durante o percurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário